Motivação esse é o segredo para o melhor desempenho no trabalho. - Recruitment

Blog

Motivação esse é o segredo para o melhor desempenho no trabalho.

Qual sua motivação diária? A Priscila Tenório é estudante de Publicidade e Propaganda, trabalha oito horas diárias fora de casa, é envolvida nas atividades da igreja e, para ela, o mês de dezembro não é sinônimo de cansaço físico e mental. Muitos dos nossos leitores identificam-se com uma rotina semelhante ou até mais pesada que a da personagem, mas o que a difere dos demais trabalhadores é a motivação.

A universitária identifica-se com a atividade desenvolvida e também com a empresa que trabalha. A junção desses elementos é o que a inspira para vida e seus jobs. “Trabalho com criação e preciso sempre de criatividade para desenvolver minhas atividades acadêmicas. A minha motivação profissional começa com a minha autoestima, que precisa estar em alta sempre”, revela. Ela não está errada! Mas, para concluir que a motivação influencia diretamente na inovação, é necessário compreender que existem profissionais que se motivam de formas diferentes.

A psicóloga, Aristella Lemos, esclarece que a vida é um conjunto de situações  e que o desempenho no trabalho tem relação com a rotina pessoal. Além do êxito nas atividades, os colaboradores ganham dos chefes outros elementos gratificantes para a carreira: o reconhecimento, o crescimento intelectual e,  a depender das habilidades, a tão desejada promoção.
“Viver é desvendar um  conjunto de situações: profissionais e pessoais. A harmonia entre as duas é sinônimo de sucesso”, Aristella Lemos, psicóloga. 
Algumas empresas implantam programas motivacionais, porém, enfrentam a dificuldade de a equipe comprar a ideia. “Falta sinergia entre as partes envolvidas. Ter metas e objetivos claros é fator determinante de sucesso e se eles não estiverem explícitos para ambos, torna-se uma dificuldade”, explicou a psicóloga. Para alcançar os demais colaboradores, a empresa precisa de algumas estratégias, como lançar desafios, reconhecer e/ou recompensar o trabalho através de bonificações, campanhas de incentivos, entre outros.
Além disso, os estímulos devem partir não somente das lideranças. Para Aristella, talentos motivados e imbuídos de papéis fundamentais dentro das corporações são incentivos ao bom clima e desenvolvimento do trabalho. “O colaborador deve buscar sempre o ‘autoconhecimento’, a partir daí ele saberá quais suas metas de vida pessoal e profissional e assim terá foco e a motivação diária para alcançar seus objetivos, buscando superar-se! ”, finaliza.

Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *