Confira como adquirir novos rumos para profissão - Recruitment

Blog

Confira como adquirir novos rumos para profissão

O programador João Bosco, 25 anos, cursou alguns semestres da faculdade de História até descobrir que não se identificava com a área. Logo largou a graduação, decidiu adquirir novos rumos para profissão, mudou tudo e foi trabalhar com Tecnologia da Informação (TI), modalidade cuja aptidão ele desenvolveu rapidamente por conviver no meio desde a infância.

 Fazer escolhas e arrepender-se delas é natural. Essa situação faz parte do autoconhecimento. Porém, quando o “errar a mão” só é identificado no final do processo, ou seja, da graduação, pode surgir aquela sensação de medo que usualmente vem acompanhada de desânimo. Mas, é importante compreender que mudar a rota pode significar a conquista da sonhada realização profissional. Substitua a frase “me formei, e agora?” pela frase “nunca é tarde para fazer o que me faz feliz!”.

Bosco fez uma escolha baseada em suas competências, motivações e fraquezas e, por isso, conseguiu tomar uma decisão mais assertiva na nova escolha profissional. “O fator principal do que fazer depois da formatura vai depender das prioridades da vida ou carreira que cada indivíduo quer seguir”, explicou a psicóloga organizacional da Recruitment, Aristella Lemos.

Cuidado com a zona de conforto

Já no caso de quem tem seu futuro bem planejado, é vital tomar cuidado com a zona de conforto. É necessário sempre agir contra a estagnação na carreira. “Investir em qualificação é a melhor opção, pois além de agregar conhecimento dá para fazer um bom networking”, sugeriu a especialista. O conselho também se aplica para quem ainda não começou uma carreira.

E sobre a experiência da vez, o intercâmbio? “Estudar em outro país é uma ótima oportunidade de aprender uma nova língua e adquirir amadurecimento enquanto pessoa e, consequentemente, profissional. Mas, é preciso planejamento antes de arriscar uma vida completamente nova”, destaca a psicóloga.

Orientação Profissional

A Orientação Profissional auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão. Ela não serve apenas aos alunos em idade escolar, mas para profissionais que não estão satisfeitos com o seu rumo profissional e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo satisfeitos, querem progredir.

 “Antes de começar uma nova graduação, aconselho que se faça uma Orientação Profissional e/ou de Carreira, como também, busque ler livros, converse com pessoas que trabalham na área que deseja ingressar. Considero relevante ainda analisar a grade curricular da instituição de ensino antes de prestar um novo vestibular ou optar por um curso de pós-graduação”, contou Lemos.

Workshop

Com o intuito de orientar os profissionais recém-formados e universitários, a Recruitment está organizando um workshop com o título “Me formei, e agora?”, baseado nas técnicas da Psicóloga e coach Priscila Bellizzi. Durante o evento, serão discutidos temas como autoconhecimento; desenvolvimento de habilidades; técnicas de coaching e como adequar-se às demandas do mercado de trabalho. Não perca tempo e faça sua inscrição no botão abaixo:

Me formei, e agora?


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *