Atraso na entrevista? Descubra como lidar com essa situação. - Recruitment

Blog

Atraso na entrevista? Descubra como lidar com essa situação.

Uma entrevista de emprego serve para avaliar as habilidades e também o perfil profissional do candidato. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados. Dentre eles, a pontualidade. Mas, se você cometer aquele atraso na entrevista, a melhor resposta é ser verdadeiro com o entrevistador.

A analista de recursos humanos da usina Utinga Leão, Cleane Rodrigues, conversou com a equipe de produção do nosso blog e listou algumas “saídas” para evitar atrasos e conquistar o emprego almejado. Confira:

  • Organizar as tarefas que precisam ser executadas antes da entrevista: separe roupas, calçados e acessórios; planeje a alimentação ou quem vai ficar com as crianças. Caso necessário, acorde mais cedo para a realização dessas tarefas;
  • Sair mais cedo de casa: planejamento é a palavra de ordem para quem está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho, logo sair cedo de casa e ter rotas alternativas até o local da entrevista devem estar incluídos nele;
  • Evitar distrações: computador, smartphones, televisão e outros dispositivos geram dispersão e podem atrapalhar o candidato durante o processo prévio à entrevista, aumentando a probabilidade de atraso na entrevista;

Se tomando os cuidados listados acima o candidato ainda se atrasar, a analista aconselha que ele faça contato com o recrutador.

“Se o atraso na entrevista ocorreu por fatores externos  como acidente de trânsito, automóvel quebrado, doença na família e outros, o indivíduo deve se comunicar com a pessoa a qual fez contato para entrevista e tentar marcar novamente em outro momento”. Cleane Rodrigues, analista de recursos humanos.

Informar com antecedência que vai se atrasar ou entrar sem dar muitas explicações, salvo se for questionado pelo avaliador, são alguns fatores que podem minimizar o impacto do retardamento. Porém, Cleane Rodrigues enfatiza que a tolerância se aplica apenas em alguns casos. “O ideal é chegar antes da hora marcada, mas, se chegar depois, que não ultrapasse 10 minutos”. Para finalizar, jamais deixe os recrutadores esperando. Aconteceu uma emergência, ligue imediatamente.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *