Primeiro emprego: aprendendo a ser profissional

Blog

Primeiro emprego: aprendendo a ser profissional

De acordo com a legislação que rege o estatuto da criança e do adolescente, jovens a partir dos 14 anos já podem buscar o Primeiro Emprego como aprendizes. E já que o assunto é aprender, os candidatos devem estar atentos às atividades realizadas diariamente, fazendo delas experiências concretas.

Em nosso blog, listamos algumas dicas que podem ajudá-lo na candidatura. Mas, se você quer aumentar suas chances de conseguir uma vaga, que tal apresentar uma carta de referência dos seus professores e/ou familiares registrando sua rotina doméstica, descrevendo suas responsabilidades e talentos? A carta pode conter ainda o cumprimento de horários e regras, habilidades e atividades extracurriculares, relacionamento com colegas, metas de crescimento profissional e qualificações almejadas.

“O candidato deve dominar o medo e a insegurança. Sabemos que o mercado é competitivo e exigente, mas existem muitas oportunidades de destacar-se, como por exemplo: cursos, aprender novos idiomas, ingressar e terminar uma faculdade, completar uma pós graduação, enfim, nunca ficar estacionado. Buscar ser um profissional competente e apto para concorrer a qualquer emprego”, explica Alenilson Barbosa,  CEO da Recruitment.

Quem está em busca da oportunidade de ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez, não deve ficar apreensivo. O primeiro desafio a ser vencido é o currículo. Veja aqui algumas dicas, confira como valorizá-lo. Após essa primeira etapa, foque em seus diferenciais.

“Mostrar segurança de seus objetivos na hora da entrevista e passar credibilidade no contato com o entrevistador é fator decisivo na hora da seleção. Os avaliadores entendem que, em uma primeira entrevista, o interessado pode estar nervoso e ligeiramente despreparado. Nós, recrutadores, também somos capazes de enxergar quando estão cheios de vontade de trabalhar e querem crescer junto com a empresa”, finaliza o CEO.

Conseguiu o emprego?

Agora é hora de colocar a mão na massa. Comece a observar os veteranos (bem sucedidos) da empresa e siga os padrões de comportamento; vestimenta e horários da instituição. Também é preciso buscar boas referências durante o desenvolvimento do seu marketing pessoal e como montar sua rede de relacionamentos.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *