Você sabe o que as empresas buscam em um candidato? - Recruitment

Blog

Você sabe o que as empresas buscam em um candidato?

O que de fato os recrutadores buscam em seus candidatos quando estão contratando, além da capacidade técnica para a vaga, é a afinidade com a cultura da empresa. Porém, qualificação, competência, nível de escolaridade, conhecimentos diversos (informática ou outro idioma) e comprometimento são requisitos fundamentais para qualquer candidato e, por isso, os profissionais devem buscar sair da zona de conforto e adquirir uma postura mais ativa.

id5_ImgInternaDoBlog_OQueAsEmpresasBuscam

Para o CEO da Recruitment, Alenilson Barbosa, ter afinidade com a empresa é uma forma de o recrutador avaliar se o candidato estará adequado ao novo trabalho. “Durante a entrevista, identificamos esse perfil através do comportamento na dinâmica de grupo, quando o candidato fala sobre si ou sua trajetória profissional”, explica.

Atualização

A busca por atualização e especialização tem de ser constante para quem quer ingressar no mercado ou buscar uma recolocação profissional.

“Em nossos processos, sentimos que algumas pessoas não possuem o interesse em se profissionalizar e acabam caindo no comodismo. Elas perdem a oportunidade de crescer no mercado de trabalho. Para ser grande é necessário sair da zona de conforto e encarar o desafio em ser melhor para si”, alerta o CEO.

Novas Carreiras

Há profissionais que estão ingressando em uma carreira diferente apesar da falta de experiência. “O grande diferencial desses trabalhadores é a capacidade técnica. Quem quer entrar na disputa por uma nova atuação deve buscar por mudanças de pensamento, impulsionar novas ideias e, mais que tudo, buscar qualificação”, orienta o especialista.

E o que as empresas buscam?

A maioria das empresas buscam profissionais que geram resultados e que sejam inovadores, que pensem em otimizar a qualidade e agilidade das atividades assim como capacidade de liderança e, principalmente, o trabalho em equipe.

“Os colaboradores devem ter autoconhecimento, eficiência e autodesenvolvimento, estando preparados para os desafios do dia a dia, resolvendo eventuais problemas com dinâmica e visão inovadora, apresentando proatividade e capacidade de se adaptar”, finalizou Barbosa.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *