Blog

Planejamento de Carreira: já começou o seu?

Um planejamento de carreira nunca acaba, deve ser revisado e atualizado frequentemente.

Fazer um planejamento de carreira é importante para definir quais passos e decisões você quer tomar para sua vida profissional e, consequentemente, pessoal. Sabe aquela lista de tudo que você quer fazer no ano que se inicia? É exatamente a mesma coisa e, a maioria das coisas, não saem do papel porque não há um planejamento adequado em ambas situações.

Muitas pessoas recorrem à metodologia do coaching com o propósito de grandes realizações profissionais. Porém, se faltar a vontade de realizá-las, mais uma vez a proposta de turbinar a carreira acaba ficando para trás. Sendo assim, buscar um acompanhamento é uma solução que pode otimizar essa conquista.

O CEO da Recruitment, empresa de consultoria em Recursos Humanos, Alenilson Barbosa deu dicas para quem deseja iniciar o seu planejamento de carreira e não sabe por onde começar. “Minha sugestão é criar um planilha com todas informações pois desse modo também será mais fácil criar um cronograma e monitorar as ações”.

interna_planejamento-De-Carreira_blog_recruitment

Começando o planejamento

Defina seus objetivos e em quanto tempo você quer alcançá-lo. Por exemplo, começar um curso superior em julho de 2018 pode ser sua meta. A partir daí, quais recursos você precisa para dar andamento? Vamos supor alguns: dedicação, tempo, finanças e flexibilidade no trabalho. Logo, você terá 6 meses para adquirir esses recursos. E de tempo em tempo, revisar seus objetivos e criar novos. “O ponto crucial para iniciar um planejamento é querer alcançá-lo, ou seja, ter foco e determinação e organizá-los para que você consiga suas metas e traçar novos objetivos”, incentiva o profissional.

Outra peça fundamental é escolher algo que dê satisfação em executar. É preciso ter reconhecimento das coisas que faz você feliz. Por exemplo, você sente-se bem em ajudar idosos ou crianças, pode buscar um curso na área de saúde, a exemplo de fisioterapia, educação física ou enfermagem e, quem sabe, até medicina. “Escolher uma área que você possui afinidade, ajuda a conquistar seus objetivos com mais leveza”, comentou o CEO.

Motivação

Algumas vezes, o planejamento não vai caminhando na mesma velocidade com que as coisas são almejadas e assim a motivação vai escorrendo pelas mãos. “Quando a empresa apoia os colaboradores com programas de cargos e salários ou gestão de carreira é mais fácil manter o pique no crescimento profissional e empresarial, mas quem está traçando metas de forma particular [sozinho] precisa descobrir suas forças e diariamente vencê-las para tentar alcançar sua meta”, explicou a psicóloga organizacional, Aristella Lemos.

Um planejamento de carreira nunca acaba, deve ser revisado e atualizado frequentemente. Também é fundamental que cada pessoa esteja preparada para conduzir seu futuro. Para conferir como a Recruitment pode ajudar nisso, clique no botão abaixo:

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

 


1 Comentário

Comente

ou logue-se com

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>