Plano de Carreira? Então comece agora seu e cresça profissionalmente. - Recruitment

Blog

Plano de Carreira? Então comece agora seu e cresça profissionalmente.

Já parou para pensar em seu Plano de Carreira? Um futuro profissional promissor não é algo que cai do céu. É necessário foco, determinação e sistematização. Uns chamam essa insistência de sonhos e outros de trabalho árduo. Não importa como você quer chamar, mas uma coisa é certa: tenha as metas e propósitos bem estabelecidos.

O Plano de Carreira funciona como um guia de crescimento profissional e, para segui-lo, é necessário ter em mente duas questões: 1. Qual o seu propósito? 2. Quais desafios e sacrifícios está disposto a encarar. Mesmo que você esteja pronto para começar, lembre-se que vai precisar da orientação de um mentor ou consultor especializado na área.
O CEO e consultor da empresa alagoana Recruitment, Alenilson Barbosa, explica que a mudança parte de si e pode ser feita em qualquer momento da vida.
“Quando você sentir a necessidade de estabelecer metas profissionais e estiver disposto a ir em busca delas é a hora ideal para investir num Plano de Carreira”.

O consultor também alerta: “aderir às profissões ‘da moda’, buscando carreiras que no momento estão em alta e esquecer suas habilidades e competências para ter sucesso profissional é muito perigoso. Busque uma profissão que tem a ver com sua personalidade e conhecimento, pois não é o título que o tornará profissional de sucesso, mas a paixão e a dedicação que você destina para sua carreira”.

Fique sabendo que os motivos mais comuns que levam um profissional a mudar sua área de atuação: promoção de cargos; aumento de salário e de responsabilidade; transferência de empresa; aquisição ou desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades; experiência no exterior e uma melhoria de vida.

E se  não der certo?

Tentou uma carreira nova e não deu certo? Não desanime. É possível voltar atrás e até mesmo contar com o serviço de Outplacement: processo de reinserção do profissional no mercado de trabalho, que é oferecido por algumas corporações, a exemplo da Recruitment. O consultor Alenilson Barbosa explicou que esse processo beneficia tanto o empregado, quanto o empregador.

“Para o funcionário, o benefício é obter apoio de uma equipe de profissionais especializados na área, que o auxilia na recolocação no mercado, investidos pela empresa que vai demiti-lo. Para as empresas, é um diferencial no mercado por dois principais motivos: 1. ambiente de trabalho dentro da própria empresa; já que os seus funcionários têm maior segurança em trabalhar lá, sabendo que, se acaso forem demitidos, terão esse apoio e a organização ganha também por ser considerado uma empresa com responsabilidade social”,  concluiu.

Se você está no meio de um processo de mudança de carreira, não pode deixar de conferir essas dicas:
  • É importante discutir todas as suas expectativas com a nova empresa antes da contratação;

  • Busque conhecer área de atuação da empresa, qual sua visão e missão;

  • Deixe claro que seu objetivo vai muito além do dinheiro: você quer crescer e está disposto dedicar-se a isso;

  • Invista sempre em qualificação, procure sempre que possível participar de cursos, congressos na área que pretende atuar;

  • Mantenha a energia e o brilho nos olhos. Todo gestor quer uma pessoa disposta a trabalhar. Muitas empresas deixam de contratar bons profissionais, capazes, com potencial, porque eles não conseguem demonstrar interesse na hora da entrevista.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *