Primeiro emprego: confira o passo a passo para conquistar o seu. - Recruitment

Blog

Primeiro emprego: confira o passo a passo para conquistar o seu.

De imediato você pode pensar: “como vou conseguir meu primeiro emprego sem ter experiência?” Aposte em uma atitude segura e espontânea, aliada à uma uma boa comunicação. Usar a sua personalidade a seu favor, trazer fatos da vida pessoal para a entrevista, ilustrando e fazendo comparações de como a superação de desafios pode auxiliar no campo profissional são ótimas oportunidades de iniciar sua carreira.

O nervosismo é normal e a psicóloga, Aristella Lemos, explica que o candidato pode driblar a insegurança com algumas táticas a exemplo de simulações com amigos ou familiares e exercícios de respiração. A profissional ainda recomenda que antes da entrevista, o candidato faça um estudo sobre a empresa e pense no que será dito.

“Mentir ou criar um perfil falso é o pior caminho, pois o recrutador geralmente consegue detectar essas falhas”, orienta Aristella Lemos, psicóloga.

 Para Alenilson Barbosa, CEO da Recruitment, é interessante que o candidato exponha seu interesse na vaga e demonstre foco na carreira. “Mostrar segurança de seus objetivos na hora da entrevista e passar credibilidade no contato com o entrevistador é fator decisivo na hora da seleção. Os avaliadores entendem que, em uma primeira entrevista, o interessado pode estar nervoso e ligeiramente despreparado. Nós, recrutadores, também somos capazes de enxergar quando estão cheios de vontade de trabalhar e querem crescer junto com a empresa”, explica.
Barbosa listou alguns detalhes que fazem a diferença para quem ainda não possui um histórico profissional, confira:
  • Segurança ao falar e expressar-se: seja convicto no que fala sobre si,cuidado com as expressões corporais e tom de voz;
  • Poder de argumentação e boa comunicação: seja objetivo e claro, responda apenas o essencial e mantenha o foco da conversa;

  • Boa postura: mostre sua organização, seja cordial e comedido. Esses fatores falarão sobre como você será no ambiente de trabalho;

  • Vestimenta Adequada: decotes, brilhos e roupas curtas podem ficar para a balada no final de semana. No ambiente de trabalho, a ética deve ser mantida na vestimenta;

  • Comprometimento: chegar no horário e participar de todas etapas de seleção demonstra o quanto você está buscando essa vaga.

  • Mídias Digitais: cuidado com o que publica nas suas mídias digitais. Postagem de fotos e comentários inapropriados, comentários negativos e até falta de habilidade de se comunicar nas redes é observado no processo.

Se após nossas dicas, você conseguiu o emprego, parabéns!

Porém, observe e mostre-se disponível para o aprendizado no seu primeiro trabalho. Sempre que tiver alguma dúvida, pergunte a seu gestor como pode proceder, continue sempre estudando a empresa e sobre a cultura empregada nela e, principalmente, demonstre sua felicidade e gratidão por ter alcançado o emprego almejado.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *