Você sabe como fazer Marketing Pessoal? - Recruitment

Blog

Você sabe como fazer Marketing Pessoal?

Para quem pretende entrar no mundo corporativo e crescer profissionalmente, vale ficar por dentro do assunto.

Muitos candidatos possuem currículos impecáveis, talentos e habilidades impressionantes mas, algumas vezes, esses elementos não são suficientes para ingressar no mercado de trabalho. As vezes falta apenas um detalhe: saber “vender a sua imagem”, ou seja, investir no seu marketing pessoal. Alguns devem estar se perguntando: “como assim?”. Então vamos começar explicando que o conjunto de estratégias que vai atribuir um valor maior à sua imagem pessoal dentro do ambiente corporativo é o que chamamos de Marketing Pessoal.

Você é o seu cartão de visita. Tenha sempre em mente que é preciso causar uma boa primeira impressão , pois é a partir dela que você será lembrado. Por exemplo, sua personalidade e seu desempenho profissional são fundamentais para essa visibilidade que deve ser feita de forma sutil. “O Marketing Pessoal está diretamente ligado ao modo como as pessoas o veem. Portanto, se você consegue transmitir uma imagem positiva, com destaque para suas competências sem parecer prepotente, será visto como alguém espontâneo munido da essência que complementa habilidades e virtudes”, explica o Consultor em Marketing Pessoal, Alenilson Barbosa, da empresa Recruitment.

Para o mercado de trabalho, não adianta ter somente aparência. É fundamental estar preparado. Uma boa apresentação pessoal interligada com uma comunicação fluida e boas atitudes contribuem para o sucesso profissional.

“Lembre-se que as empresas querem os melhores profissionais para representá-las, você é a cara da empresa”, completa Barbosa.

O Marketing Pessoal influencia tanto na carreira como no ambiente de trabalho. “Precisamos ser no trabalho o que somos na vida, mas não podemos invadir o espaço dos outros. Para melhorarmos nossa imagem e comportamento, precisamos nos conhecer. Só o autoconhecimento leva ao autodesenvolvimento ”, finaliza o consultor.

Algumas dicas para apresentar uma boa imagem no meio profissional:

 ● Cause uma boa primeira impressão, geralmente ela é a que fica;

● Invista em conhecimento. Sempre que possível, faça cursos, participe de congressos, palestras etc;

● Transmita credibilidade, seja congruente com o que você fala e faz;

● Mostre sua capacidade de resolver problemas;

● Demonstre sua habilidade de se comunicar bem;

Seja proativo;

● Faça com que as pessoas conheçam seu trabalho, mas não tente parecer melhor do que os outro;

● Conheça novos profissionais e mostre para eles seus valores pessoais e profissionais;

● Invista em Networking.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *