Como as Redes Sociais podem influenciar na sua busca por emprego. - Recruitment

Blog

Como as Redes Sociais podem influenciar na sua busca por emprego.

Currículo perfeito e entrevista impecável não são garantias de que você conquistou o emprego dos sonhos. Além de compatibilidade com as políticas da empresa, é preciso ter cuidado com a postura fora da seleção como, por exemplo, nas redes sociais. Uma única postagem pode pôr todo seu desempenho por água abaixo.

A consultora em Marketing Digital, Alexandra Alves, explica que as mídias sociais podem revelar hábitos e comportamentos do candidato por trás dos posts. “As redes sociais são excelentes canais de relacionamento e, quase sempre, traduzem os hábitos e a forma de pensar de quem está por trás de um determinado perfil.  É possível traçar um desenho comportamental de alguém pelo que se posta”,  disse.

Por conta desse novo cenário repleto de personalidades virtuais, as empresas de recrutamento e seleção, a exemplo da Recruitment, têm avaliado também esses canais digitais. “As redes sociais se tornaram ferramentas cada vez mais utilizadas pelos contratantes, pois, através delas, observam a coerência entre o que é conversado nas entrevistas de emprego e em como a pessoa se apresenta para os seus ‘amigos’ na internet”, revelou Alenilson Barbosa, CEO da Recruitment.

Redes Sociais antes da entrevista

Quem pensa que os canais digitais são vilãs na conquista do emprego está enganado. Elas podem ser aliadas, quando o candidato a usa de maneira adequada, como revelou Barbosa.

“É fundamental que você tenha um prévio conhecimento sobre a empresa na qual concorre a vaga. A maioria das corporações possuem perfil nas redes sociais, então é recomendado usar essa ferramenta para poder conhecer um pouco mais do seu local de trabalho”, orienta.

Utilizar as redes sociais para disseminar conhecimento na área de atuação é um dos quesitos avaliados pelos recrutadores e uma forma de reverter o quadro a seu favor, já que 78% dos recrutadores que visitam seus perfis (principalmente no Linkedin) ou currículo irão procurá-lo e vão tirar conclusões sobre sua personalidade e seu profissionalismo. Esteja preparado para mostrar aos recrutadores o que eles precisam ver de você. “As publicações mais recentes são verificadas no que diz respeito ao grau de interação, às postagens dos amigos, à profundidade dos temas e ao direcionamento dos posts”, concluiu o CEO.

Emprego x Redes Sociais

Contribuir com redes sociais mais limpas e positivas é um papel de todos os usuários. Mas, lembre-se que você, quanto profissional, representa a corporação que trabalha e que deve manter uma postura respeitável.

“Ao fazer um comentário ofensivo ou publicar uma foto ‘comprometedora’, por exemplo, é bom lembrar que essa publicação tem um alcance multiplicado nas redes sociais o que pode trazer consequências graves como a demissão do cargo ou até mesmo processos judiciais’, finalizou Alexandra.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *