Liderança Feminina: tendência ou mérito? - Recruitment

Blog

Liderança Feminina: tendência ou mérito?

O mundo está evoluindo e isso é notório quando observamos que as mulheres conquistam cada vez mais espaços dentro do cenário corporativo. Porém, elas querem ir além do simples trabalho, elas desejam assumir equipes, empreender e desenvolver cargos elevados dentro das empresas, exercer de fato sua liderança feminina.

O desafio diário de aceitar essa mudança é tanto para homens e quanto para mulheres. A ausência de sororidade, a não aceitação do seu potencial ou o ato de desacreditar em seus objetivos são alguns dos paradigmas que precisam ser quebrados pelas mulheres. Na verdade, essa premissa é a mostra cultural do patriarcado, tendo o homem como principal provedor da família e a mulher como educadora e cuidadora do lar. “Cabe as mulheres hoje mostrar sua competência e criar ambientes mais amistosos confiando em seu potencial intelectual e que elas podem sim, ser maravilhosas esposas, filhas e líderes, enfim buscar superar desafios todos os dias ”, explica a psicóloga organizacional Aristella Lemos.

recruitment_ImgInternaDoBlog_Empatia_LideracaEGestao

Empoderamento

Essa é palavra que está em alta no momento e representa muito além de dar poder às mulheres. EMPODERAR é estimular que elas ponham em prática todo seu potencial de liderar e administrar pessoas, setores e empresas, crescendo de forma profissional e principalmente pessoal.

Homens líderes x Mulheres líderes

Apesar de crescente, vale destacar que a presença da mulher no mercado de trabalho é recente. Elas trabalham fora de casa há bem menos tempo que a figura masculina, por essa razão os cargos de liderança são ocupados por eles e não porque a política da empresa é machista. “O que determina o perfil de liderança não é o gênero, mas a competência. Quem possui a melhor qualificação profissional e a capacidade de sentir empatia pelo próximo é quem se torna o verdadeiro líder”, explicou Alenilson Barbosa, Consultor de Recursos Humanos.

Características de líderes

Bons líderes independem do gênero e são aqueles que desenvolvem as seguintes habilidades:

  • Toma a iniciativa;
  • Demonstra integridade e honestidade;
  • Foca em resultados;
  • Inspira e motiva os outros;
  • Desenvolve relacionamentos;
  • É colaborativo e trabalha em equipe.

Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *