Você negaria suas qualificações para conseguir emprego? - Recruitment

Blog

Você negaria suas qualificações para conseguir emprego?

Conseguir emprego não tem sido fácil neste período de recessão. Alguns profissionais estão assustados com a situação e, por isso, passaram a “esconder” do currículo algumas das suas qualificações. O intuito é não parecer capacitado demais para o cargo.

Através do Portal G1, a BBC relatou o caso de uma profissional que tem duas pós graduações: uma em matemática e outra na área de gestão de projetos. Por ser muito qualificada, recebeu dois “nãos” nas entrevistas que participou e, em uma delas, o gerente disse que não fazia sentido contratá-la por ter um currículo melhor que o dele. A profissional conta que a tática de listar apenas as experiências básicas deu certo. Confira toda a história aqui.

recruitment_ImgInternaDoBlog_ConseguirEmprego

Para o especialista em Recrutamento e Seleção, Alenilson Barbosa, essa prática não é a recomendada porque a qualificação é o principal diferencial de um currículo. “O profissional precisa estar pronto e ter um histórico profissional ‘recheado’, mostrando competência e melhores chances de absorção no mercado”, disse.

Ele avalia a estratégia da personagem como um “achado” da empresa:

“É difícil encontrar um candidato experiente e qualificado que tenha interesse em trabalhar num cargo inferior ao de seu conhecimento porque assumir um cargo com o currículo muito acima implica alguns riscos para a empresa como: o profissional pode deixar o emprego tão logo consiga algo melhor, desmotive-se rapidamente ou fique ansioso por uma promoção que a empresa não pode oferecer”, esclareceu.

Por que não eu?

A matéria acima apresenta dados que revelam a responsabilidade desse cenário: a conjuntura econômica do país. Segundo o texto, a demissão de empregados com curso superior completo no Brasil cresceu 10,8% de março de 2015 a março de 2016 – um corte de 1 milhão de pessoas.

A necessidade é tida muitas vezes como a mãe da criatividade, fazendo com que as pessoas enxerguem as oportunidades nas dificuldades. Foi exatamente isso que a personagem da matéria fez. Ela soube reverter o fato, transformando suas habilidades em um elemento surpresa na entrevista. Mas, vale destacar que outros fatores importantes que as firmas procuram são comprometimento, flexibilidade e facilidade de relacionamento.

Leia também: Qual a importância de uma qualificação.

Currículo sincero e objetivo

Não existe uma fórmula ou segredo para seu currículo ser selecionado. Porém, mentir não é a melhor estratégia, já que as empresas checam as informações antes da convocação da entrevista. Além disso, a organização das informações é muito importante. “Opte por usar a ordem decrescente, relatando os empregos mais recentes na área almejada, por exemplo. Seja sucinto e fale das 5 últimas experiências em dois anos. As informações extras só devem estar listadas se forem atuais”, orienta.

Dicas para conseguir um emprego

No próximo dia 29 (de maio), a partir das 18h, o CEO Alenilson Barbosa estará transmitindo uma live via Facebook e Instagram abordando a temática “Como ter sucesso na busca por emprego?”. Salve na sua agenda, participe e interaja através de perguntas.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *