Excesso do uso de smartphone no trabalho - Recruitment

Blog

Excesso do uso de smartphone no trabalho

O uso de smartphone tem sido o ápice da inclusão digital. Essa evolução possibilita uma comunicação eficaz e instantânea através de aplicativos como WhatsApp e redes sociais. Embora produtivo, o uso dessas ferramentas em excesso tem causado alguns danos à saúde como as tendinites, dores na cervical e transtornos de ansiedade, além de danos pessoais como, por exemplo, as demissões do emprego. Se você está buscando excelência em sua carreira profissional, fique atento às nossas dicas para evitar os excessos.

recruitment_ImgInternaDoBlog_Uso_De_Smartphone

Segundo especialistas em Recursos Humanos, a recomendação vale tanto para candidatos quanto para quem já está efetivado.

“Tudo em excesso faz mal, inclusive o uso de dispositivos móveis. É preciso ser comedido e focado em concluir as tarefas da empresa porque as redes sociais e, até mesmo responder uma mensagem nos aplicativos de mensagens instantâneas, leva à distração, improdutividade e procrastinação”.

Demissão por justa causa

Em março deste ano, um caso no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Maringá chamou atenção dos empresários quando manteve o parecer sobre a demissão de um serralheiro que usava o celular dentro do ambiente corporativo e no horário de trabalho. Nesse caso, o colaborador descumpriu uma regra da empresa e ignorou os riscos de acidente de trabalho.

Por unanimidade, os consultores da Recruitment avaliam que a decisão deve valer independentemente da área de atuação, além disso sua inclusão na CLT precisa ser debatida. “Atualmente essa norma faz parte do regulamento interno das empresas, mas o assunto precisa ser levado adiante já que é um fator de insalubridade e compromete a segurança do trabalho”, explica Alenilson Barbosa, que é consultor.

Sinais de uso excessivo

Falta de controle: A atenção também deve ser voltada para fora do expediente porque a distração é a principal causa de atrasos, já que um dos perigos dos smartphones é a inibição do sono. Mantenha-se atento e controle-se para não checar o aparelho celular a todo instante;

Prejuízos para a vida: O excesso traz prejuízos ou problemas importantes quando causam dependências. O usuário negligencia tarefas e perde qualidade de vida;

Universo restrito: A dependência leva a um comportamento de desinteresse ao que está à volta, assim comprometendo relações de networking e até mesmo relacionamento com colegas de trabalho.

Ligações e redes sociais no computador de mesa

As chamadas devem ser usadas em caso de urgências ou para assuntos de trabalho, visando evitar atraso de demandas. O ideal é que durante o horário de expediente, o trabalhador evite qualquer tipo de assunto pessoal. Além disso, o computador de mesa é uma ferramenta de trabalho e, segundo orientação dos consultores, mesmo que a empresa não bloqueei o acesso às redes sociais, é preciso resistir à tentação de checá-las.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *