Avaliações Psicológicas: confira seus benefícios para empresas e candidatos - Recruitment

Blog

Avaliações Psicológicas: confira seus benefícios para empresas e candidatos

As avaliações psicológicas são recursos que auxiliam na hora da contratação ou para avaliação de pessoal. Ela faz parte de um processo amplo que integra várias técnica e áreas e a aplicação de testes que visa coletar informações a respeito de diferentes dimensões psicológicas de uma pessoa, tais como: capacidades cognitivas, sensório-motoras, componentes da personalidade, atitudes, aptidões e valores. O objetivo maior é conhecer o potencial de cada um, assim como as competências individuais e os aspectos que necessitam melhoria.

Existem diversos testes disponíveis no mercado. Entretanto, na elaboração da avaliação psicológica no contexto organizacional, os resultados das testagens não deverão ser aplicados de forma isolada e sim estar associados à compreensão dinâmica do candidato (ou colaborador) que está sendo avaliado, bem como ao conhecimento prévio da realidade da organização, do perfil de competências para cada função, da atividade para a qual o indivíduo está sendo selecionado e das condições da execução das atividades.

“As avaliações ajudam o psicólogo a entender se o perfil do candidato é adequado para aquela vaga ou se aquele colaborador possui um potencial de crescimento em outra área, assim como identificar as prioridades, a personalidade, a reciprocidade com a equipe, o comportamento diante de situações de risco e outros”, explicou Aristella Lemos, psicóloga organizacional na Recruitment.

id5_ImgInternaDoBlog_AvaliacaoPsicologica

Os benefícios desses serviços valem tanto para a empresa, quanto para os profissionais. Confira abaixo o porquê:

Aplicação para empresas

As informações coletadas durante a aplicação dos testes permitem ao profissional de psicologia indicar com maior segurança pessoas para o cargo submetido ou até mesmo orientar as lideranças sobre como lidar com sua equipe. O setor de recursos humanos também utiliza os resultados das avaliações como fator decisivo na hora de incluir os demitidos nos programas de outplacement para promoção interna e definição de plano de carreira.  “Quaisquer que sejam os objetivos ou desafios de uma empresa, o caminho do sucesso começa pela contratação, ou seja, pessoas certas nos lugares certos fazem a diferença”, explica Aristella.

Dicas para profissionais

Embora, possa parecer a princípio, desconfortável, a avaliação é muito importante para a prática do autoconhecimento e assertividade na condução do processo.

“Quando a pessoa se pergunta o porquê de querer exercer a função para a qual está sendo avaliado,  ela é quem define o quão próximo está do cargo, além de descobrir inúmeras características pessoais que não enxerga rotineiramente”, orienta a psicóloga.

 Capacitação

Com o intuito de promover o conhecimento sobre a área da avaliação psicológica dentro do contexto organizacional, a Recruitment quer proporcionar aos psicólogos e estudantes da área (a partir do 5º período) uma visão crítica, ética e abrangente sobre como atuar na área organizacional através de um Workshop que acontece nos dias 04, 05 e 06 de agosto. “Precisamos realizar boas práticas para validar o espaço do psicólogo no mercado de trabalho e boas avaliações psicológicas podem contribuir para este caminho, a busca constante de aprimorar a prática com instrumentos adequados, faz com que sejamos cada vez mais respeitados como profissionais”, finalizou a psicológa.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *