Descubra como se destacar na entrevista de emprego. - Recruitment

Blog

Descubra como se destacar na entrevista de emprego.

Primeiro de tudo: manter a calma. Essa não será a única entrevista de emprego dos últimos tempos, nem a empresa é a única que precisa de colaboradores para reforçar o time. Existem diversas áreas de atuação e o mercado está voltando a ofertar oportunidades de trabalho. O segredo de uma boa entrevista é: confiança.

Geralmente, os candidatos estão sob uma pressão que eles próprios criaram, mas na verdade o que eles precisam é apenas estar bem preparados.

“Há uma série de cuidados que você precisa ter, mas não se deve fazer desses cuidados uma regra inflexível. Algumas empresas, por exemplo, descartam o uso de roupas formais, o que não significa que você pode chegar de bermuda e chinelo”, orienta o CEO da Recruitment, Alenilson Barbosa.

A jornada para conseguir um emprego é enviar o currículo, ter o perfil para a vaga, realizar os testes e, por fim, fazer a temida entrevista. Apesar da vaga está batendo sua porta, o encontro com o entrevistador gera uma muita ansiedade. Você pode ter feito o processo correto e falhar na hora se não estiver preparado. Então, vão aqui algumas dicas para que se tenha sucesso na entrevista:

  1. A vaga não está garantida apenas porque você foi selecionado para entrevista. Em todas as etapas, você será avaliado e, ainda que pareça só uma conversa, é preciso levar essa etapa também a sério;

  2. Evite falar mal de empregos, ex-chefes, políticos, futebol ou outros assuntos. Para evitar alguma situação embaraçosa que possa envolver uma questão pessoal do avaliador, é melhor ficar quieto;

  3. Não saber nada sobre a empresa é uma falha. Isso demonstra falta de preparação e quanto mais informações tiver sobre a empresa mais chances de conseguir a vaga o candidato terá;

  4. Ser tímido é normal, mas não para uma entrevista de emprego. Não tenha medo de falar sobre você e sobre o quão bem você desenvolve o seu trabalho. Confirme as informações do seu currículo, mas lembre-se que tudo precisa de boas doses de modéstia;

  5. Na mesma proporção em não ser tímido, o mesmo vale para quem é desinibido. Evite falar demais, focando no que realmente é relevante;

  6. Salário, jornada de trabalho e benefícios podem ser conversados na entrevista, mas opte para falar sobre isso após o entrevistador ter demonstrado os interesses da empresa;

  7. Atenção ao comportamento. Seja simpático, educado e cordial com todos, inclusive com os outros candidatos. A espontaneidade é fundamental;

  8. Pesquisar alguns os assuntos mais conversados em uma entrevista não quer dizer que você deve decorar as respostas. Deixe a conversa seguir com fluidez. Falta de preparação para responder perguntas comuns, decorar respostas e mentir são erros perceptíveis e que desclassifica.

id5_ImgInternaDoBlog_EntrevistaDeEmprego

Por que não sou chamado?

O candidato que nunca foi chamado para a entrevista de emprego comete alguns erros no início da seleção e por isso é eliminado sem, ao menos, conversar com o avaliador. “Alguns candidatos não passam nem na triagem do currículo”, alerta o consultor. Os que passam para a etapa seguinte, caracterizada pelos testes psicológicos e específicos, também são eliminados por falta de preparação.“Nenhuma empresa séria qualifica para a entrevista candidatos com baixo desempenho nos testes psicológicos e específicos”, considera o especialista.

E o que fazer para não se frustrar? Certifique-se que você não está cometendo nenhum erro abaixo e caso se identifique algumas das situações, esforce-se para melhorar. Além disso, busque o autoconhecimento, praticando o pensamento positivo.  Você é seu maior concorrente.

Faltam informações em seu currículo: Evite fazer um currículo muito resumido. Relate os pontos fortes da posição que ocupou em seus empregos. Revele mais do que informações operacionais. Além disso, descreva com detalhes RELEVANTES suas qualificações e participações em eventos da área.

Demonstrar desespero pela vaga: Muitos candidatos saem se candidatando para qualquer coisa em qualquer área. A área de atuação não condiz com a oportunidade, caia fora. Mantenha o foco e só atue onde você tem competência para  trabalhar.

Não atende os requisitos da vaga: Ao visualizar os requisitos da vaga faça um check-list e verifique se o perfil da vaga é compatível com o seu. Atenção aos DIFERENCIAIS. Se falar inglês for um requisito e você não conhecer a língua, tudo bem, há uma chance de conseguir o emprego.

Mau desempenho nos testes: Algumas vagas exigem que os candidatos façam um teste de português ou raciocínio lógico. Se o candidato não atinge uma nota mínima, automaticamente estará eliminado e não receberá nenhum contato.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *