Construção Civil: encare os desafios do mercado de trabalho, invista em qualificação. - Recruitment

Blog

Construção Civil: encare os desafios do mercado de trabalho, invista em qualificação.

O mercado de trabalho não é desafiador apenas para quem ainda não tem formação, mas também para quem acabou de sair da faculdade ou está com o curso superior em andamento. Afinal, ainda falta experiência suficiente. Porém, aquele impulso chamado qualificação pode ser um poderoso atalho na trajetória profissional. Qualificar-se é ir muito além da participação de eventos da área, é ter competência e segurança para desenvolver projetos, cumprir prazos e acordos com os clientes e, também, transmitir todo conhecimento técnico.

No ramo da Construção Civil, arquitetos, engenheiros e técnicos em edificações ingressam na profissão a partir de reformas e obras de pequeno porte. Serviços como a troca de um piso, adição de um cômodo em um estabelecimento são vistos como porta de entrada para a área.“Esses profissionais geralmente atendem às solicitações de parentes e amigos mais próximo e assim exercitam e põe em prática o conhecimento, adquirindo experiência e confiança ”, explica Nilson Martins, facilitador do curso  Curso Gestão de Reformas e Obras de Pequeno Porte.

id5_ImgInternaDoBlog_MercadoDeTrabalho

Porém, como esses profissionais se preparam? Como adquirem o conhecimento técnico, baseados nas normas aplicadas pela ABNT? Quais as consequências de um trabalho para atividades caracterizadas como simples, a exemplo da troca de um piso? Sabemos que o resultado de um trabalho bem feito é a fidelização de clientes. Mas como executá-los?

Treinar o olhar para o que deve ser observado, quais informações coletar, entender o problema do cliente, orientá-lo de forma adequada são posições que ajudam a transmitir profissionalismo, segurança, postura, respeito ao desafio, mesmo que você esteja no início da atuação profissional. Estes serão temas abordados no curso. “Os profissionais da área precisam ter foco na atividade fim, respeitando custos, padrões de qualidade e prazos estabelecidos com o cliente. Além de seguir a regra básica de que o cliente não pode saber mais que o profissional”, orienta Martins.

Porta de entrada para o Mercado de Trabalho

O curso Gestão de Reformas e Obras de Pequeno Porte, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto na sede da Recruitment, no bairro do Farol, é voltado especificamente para profissionais (arquitetos, engenheiros e profissionais que estejam envolvidos com a área), além dos estudantes de engenharia e arquitetura.

O aprendizado favorece o crescimento pessoal e profissional. “Existem benefícios pontuais como a indicação das restrições legais para execução de obras de pequeno porte e a demonstração prática dos reflexos das interferências de projeto na obra e vice-versa, que também serão abordados durante esses dois dias de trabalho”, completa Martins.

Reformas e Obras de Pequeno Porte

Vão de ações como a adição de um novo cômodo à residência ou a modificação de um piso. A construção de uma residência ou de um estabelecimento comercial (pequeno) são exemplos de obras de pequeno porte, já as reformas são caracterizadas por intervenções em alguma estrutura existente, que mude sua configuração inicial. Os profissionais da área da Construção Civil se caracterizam por arquitetos, que são responsáveis pela concepção dos empreendimentos e coordenação dos projetos compatibilizando as soluções adotadas por outras áreas, a exemplo de elétrica, hidráulica, estrutura e outras. E, também, os engenheiros civis são os responsáveis pela execução desses empreendimentos, concretizando o que foi projetado.

QUERO ME INSCREVER

 


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *