Intercâmbio ou MBA: qual melhor decisão para a carreira? - Recruitment

Blog

Intercâmbio ou MBA: qual melhor decisão para a carreira?

Intercâmbio, pós-graduação, MBA, mercado de trabalho, programas de trainee e outras oportunidades batem à porta, mas o peso de escolher e saber qual a melhor alternativa acaba gerando medo e frustração. Terminar a faculdade é um desafio na trajetória profissional, mas a dificuldade maior é não saber qual o melhor caminho para seguir carreira após a formação superior.

Consultor e especialista em Gestão de Carreiras e de Pessoas, Alenilson Barbosa, explica que a baixa oportunidade de trabalho oferecida no território nacional gera uma certa ansiedade por parte das empresas e candidatos. “As empresas passam a valorizar as pessoas que vão além da capacidade técnica. O mercado de trabalho sempre exigiu profissionais qualificados e, por isso, muitas pessoas partem para estudar fora do Brasil.  Morar em outro país, ainda que por temporada, enriquece o indivíduo com experiências de vida, relacionamentos, cultura e principalmente o induz a conhecer outro idioma”, justifica.

id5_ImgInternaDoBlog_Carreira

Intercâmbio

O intervalo entre 2016 e 2017 foi marcado por um boom de saídas do país. Como registrado nessa reportagem da Revista Exame, a Receita Federal divulgou que pouco mais de 18,5 mil brasileiros deixaram o país entre 2016 e o primeiro semestre de 2017. Um dos motivos apontados foi o atual cenário econômico do Brasil que fez despertar esse interesse em trabalhar e/ou construir uma carreira fora.

Porém, o especialista também reconhece que morar em outro país é dispendioso e longe da realidade de muitos brasileiros. Por isso, ele diz que o fator decisivo na hora de contratar é a qualificação e uma boa pós-graduação. “O conhecimento é um divisor de águas em qualquer profissão. Um curso de especialização em alguma área vai trazer conhecimentos preciosos e abrir portas, com certeza”, explica ele.

MBA x Pós-Graduação

Além da nomenclatura há outra diferença entre Pós-graduação e MBA. São campos de estudos diferentes que podem ajudar na escolha de quem está finalizando o curso superior. O  MBA é uma área com um foco em gestão, negócios e empresas. É procurado por quem quer se preparar para ser líder ou gestor, já no caso da pós-graduação há dois formatos: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. “O Lato Sensu consiste em uma especialização, que aperfeiçoa aspectos do profissional focado para o mercado de trabalho. É indicado para profissionais de diferentes áreas que procuram um diferencial e desejam focar na atuação do mercado. Já o Stricto Sensu é direcionado para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, e consiste nos mestrados e doutorados”, explicou Barbosa.

Dicas do Consultor

Seja lá qual for a sua opção, não esqueça que o autoconhecimento, sonhos e planejamento financeiro devem ser pesados em suas escolhas. Por exemplo, não é  considerado viável pelo especialista mudar-se para um país que não contrata brasileiros. Também não é indicado iniciar um MBA sem estar atuando no mercado de trabalho. “Às vezes um curso de reciclagem ou uma especialização geram resultados melhores que um MBA”, disse o consultor.

Além disso, o consultor fala que autoconhecimento vai muito além de saber se é da área de humanas ou exatas, quais serviços dão maior satisfação ou geram procrastinação, assim como qual a afinidade com a profissão. É preciso refletir sobre a passagem nas empresas que trabalhou, buscar as falhas e ver em que (ou como cresceu) profissionalmente. ”Se o profissional olha para sua trajetória e acha o trabalho pedante, o chefe chato e nada agradável, talvez seja o momento de repensar se está na profissão certa”, orientou.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *