Por que um orçamento de obra é importante para meu currículo? - Recruitment

Blog

Por que um orçamento de obra é importante para meu currículo?

Um orçamento de obra faz muita falta durante a execução prática do projeto. Veja essa história: a  engenheira civil Juliana Pires, relata que foi contratada às pressas para administrar uma obra com falhas no orçamento. Segundo ela, o responsável pela construção pesquisou o preço da mão de obra e esqueceu de cotar o principal: os insumos necessários para realização de uma reforma. “Já me deparei com o trabalho em andamento e com prazo de entrega bem apertado. O cliente já havia gasto demais e não se programou financeiramente para imprevistos. Foi complicado, mas contornamos a situação orçando tudo de novo com a obra em andamento e muito trabalho”, lembra. 

Com isso ela aprendeu que um orçamento bem elaborado, deve antecipar com o máximo de exatidão o custo de uma construção e muita organização.

“O cronograma e o  orçamento precisam estar aliados. Não existe uma fórmula mágica, o segredo para minimizar os riscos e executar serviços bem-sucedidos, independente do tamanho da obra, é a junção desses elementos”, alerta.

A construção civil é uma área que nunca falta oportunidades no mercado de trabalho. Os profissionais do ramo (técnicos em edificações, engenheiros e arquitetos) podem compor equipes de planejamento orçamentário e/ou atuar com projetos, construção, fiscalização, perícia, planejamento e manutenção em edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, barragens etc.  A prova disso são as imensas construções que encontramos em nosso caminho e a crescente oferta de emprego em outros países. Nesse mix de atividades, uma das carreiras a seguir é a de orçamentista, geralmente escolhida por profissionais que manifestam interesses na área financeira e gestão empresarial.

Com o caso da Juliana, é possível aprender que para ser um bom engenheiro ou arquiteto além de uma bagagem de obras, é preciso ser exato no custo de uma construção. Projetos de qualidade são assertivos, sem gastos excessivos ou pausas frequentes para compra de materiais ou validação do cliente.

“Em algumas situações o responsável pela obra precisa ser analítico e decisivo”, contou a engenheira.

id5_ImgInternaDoBlog_orcamentoDeObras

Em parceria com a Usina de Conhecimento, a Recruitment traz o Curso de Orçamento de Obras na Prática. “O objetivo deste curso é mostrar, de forma totalmente prática, os conceitos, métodos e técnicas necessárias à elaboração de um orçamento de obra e capacitar os profissionais e estudantes para compor equipes de planejamento orçamentário”, explica Nilson Martins, arquiteto e instrutor do curso.

O profissional ainda desafia os arquitetos a abraçarem a área. “Há um preconceito  de que apenas engenheiros são mais capazes de lidar com a mão de obra, com cronogramas e planilhas de orçamento, mas os arquitetos podem desenvolver esse trabalho e devem explorá-los cada vez mais”, disse. ser mais

Curso de Orçamento de Obras na Prática.

Esse curso já formou duas turmas, possui carga horária de 18 horas e ainda pode ser complementado com um módulo digital opcional, com mais 8 horas. Outra novidade para essa edição, é que duas turmas simultâneas estão abertas.“Para a ‘Turma 3’, as aulas serão realizadas de 23 de outubro a 3 de novembro, em dias alternados [segundas, quartas e sextas], a partir das 14h. Já a ‘Turma 4’, as aulas acontecem nos dia 27 e 28 de outubro, a partir das 8h”, explicou o facilitador.

O curso possui material de apoio incluso. “Os interessados serão divididos em grupos e receberão um projeto plotado. A partir daí vão desenvolver técnicas para leitura da arquitetura, estrutura, parte elétrica e hidrossanitária [dos projetos], extração de quantitativos, conceitos de orçamento (sintético e analítico), composição de custo unitário, noções de leis sociais, BDI, cotação de preços de insumos e serviços e a produção da planilha orçamentária”, completou Martins.

Se interessou? Clique no botão abaixo para fazer sua inscrição e vivenciar essa experiência na prática.

FAZER INSCRIÇÃO

 


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *