Blog

Autoconhecimento: quem sou eu além do currículo?

Estamos sempre falando da importância do currículo em nosso blog, mas o autoconhecimento é fundamental. No ambiente de trabalho, além de saber de onde viemos e para onde vamos, devemos nos preocupar com alguns detalhes importantes como a gestão de carreira. Isso porque alguns fatores pessoais influenciam no desenvolvimento da trajetória e identidade profissional.

A identidade profissional é um conjunto de características pessoais de cada colaborador, que possui relação direta com os meios sociais, profissionais e contextos cotidianos. “É toda essa conexão que faz com que um indivíduo seja diferente dos demais e o autoconhecimento ajuda a entender essas ligações”, explica Aristella Lemos, psicóloga organizacional da Recruitment.

interna_autoconhecimento_recruitment

Já a trajetória profissional, é através do autoconhecimento que o indivíduo se torna responsável por definir qual cargo almeja para o futuro. “A disciplina no trabalho e colaborar com colegas são hábitos que fazem a diferença na carreira porque geram destaque e reconhecimento. Porém, o sonho é o que nos motiva a ação. Se autoconhecer permite que aos sentir-se acomodado, faça a mudança de foco. Mudar é preciso”, orienta Lemos.

Gestão de carreira hoje em dia é uma definição em conjunto entre empresa e colaborador. O indivíduo deve assumir o papel de protagonista do seu futuro profissional, torna-se mais atuante dentro da empresa para alcançar seus objetivos. “Antes, as organizações definiram as carreiras de seus colaboradores, hoje o indivíduo se conhece melhor e  na gestão da carreira assume um papel progressivamente mais ativo”, contou a psicóloga.

Linguagem Corporal

Para quem está desempregado ou à procura de um trabalho melhor, cada entrevista de emprego é uma chance que deve ser muito bem aproveitada. Por isso, atenção aos sinais do seu corpo, até os mais imperceptíveis movimentos e ações inconscientes, influenciam a imagem que você passa e, consequentemente, na contratação.

Simulação de Entrevista

Para receber feedbacks de como se portar ou até mesmo para ter autoconhecimento, a Recruitment oferece o serviço de Simulação de Entrevista. “A falsa entrevista será realizada por chamada de vídeo e presencial, por um consultor especializado em gestão de carreira e recolocação. Ele fará perguntas que normalmente são realizadas em uma entrevista e posteriormente, enviará um feedback com orientações dos pontos fortes e de melhorias”, esclarece Lemos.

O profissional interessado deve acessar o botão abaixo para mais informações.

 

SIMULAÇÃO DE ENTREVISTA


Comente

ou logue-se com

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>