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A vez dos profissionais multitarefas

Assim como a moda e a tecnologia, o mercado de trabalho está sempre lançando tendências. As empresas estão apostando cada vez mais em profissionais multitarefas. Diante de uma economia insegura e um cenário crítico para aqueles que buscam por emprego, como candidato, vale refletir o seguinte: será que você tem esse perfil? E como corporação, será que sua empresa consegue identificar esses colaboradores?

Um profissional multitarefas é diferente de um multifuncional. Quando queremos nos referir a uma pessoa capaz de encarregar-se por várias funções, não necessariamente de forma simultânea, dizemos que ela é multifuncional. Mas, quando falamos sobre a execução de diversas atividades ao mesmo tempo, dizemos que esse indivíduo  é multitarefas.

Além da proatividade, quem é multitarefas, precisa ser comprometido com os objetivos da empresa. “Profissionais que não pensam na coletividade e nem em crescimento estão ficando para trás. As empresas buscam cada vez mais profissionais multitarefas e também multifuncionais”, explica o especialista Alenilson Barbosa.

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Ser multitarefa não significa abraçar o mundo, mas fazer o trabalho que lhe foi proposto com eficiência. Por isso, pessoas com essas características optam por fazer várias coisas ao mesmo tempo para não deixar nenhum trabalho pendente.

Valorização

Os multitarefas precisam atualizar-se constantemente, logo devem otimizar o fluxo de ferramentas de trabalho, estando atentos às mudanças. Essa habilidade pode ser desenvolvida e estimulada pelas empresas, através de desafios e motivação.

“Cada ser é ímpar e cabe aos líderes reconhecer as qualidades de seus colaboradores, além de orientá-los”, disse o consultor.

Desvantagens

Ter ou ser um profissional multitarefas requer muito foco e inevitavelmente pode gerar uma sobrecarga de trabalho, ocasionando estresse ou até mesmo baixo rendimento, levando à frustração e ao mau desempenho da empresa. Por isso, Barbosa alerta: “Aprenda a fazer a gestão do seu tempo, defina prioridades e tenha em mãos um checklist de atividades”.


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