Trabalho Temporário: investimento certeiro para o final do ano? - Recruitment

Blog

Trabalho Temporário: investimento certeiro para o final do ano?

O trabalho temporário é um assunto que estamos sempre abordando em nosso blog, pois é de extrema importância para quem quer ingressar no mercado de trabalho ou se redescobrir em outra área. Por mais surreal que pareça, pessoas largam empregos estáveis para experimentar novos campos de trabalho e acabam mudando definitivamente de profissão.

Neste post, explicamos as características do trabalho temporário. Porém, com a Reforma Trabalhista em vigor desde o dia 11 de novembro de 2017, algumas particularidades mudaram. “A reforma trabalhista estende o prazo de contratação temporária, que antes era de 90 dias, podendo ser contratado por mais 90. Agora, o trabalhador é contratado por 120 dias renováveis por mais 120”, explica Alenilson Barbosa, CEO da Recruitment.

interna_trabalhoTemporario_blog_recruitment

Vale destacar que, diferente do trabalhador comum, o temporário, ao sair da empresa pelo fim do contrato, não recebe as verbas rescisórias por demissão sem justa causa.

“Todo profissional tem direito a receber FGTS, adicionais, horas-extras etc porque são direitos do trabalhador, seja temporário o efetivo”, complementa.

Renda Extra

Estudantes de ensino médio ou superior, podem investir em trabalhos temporários a fim de adquirir uma fonte extra de renda durante o período das férias. “O período letivo é bastante corrido e fica mais difícil arranjar um emprego por conta das aulas. Mas com a chegada das férias estudantis, quem quer colocar a mão na massa, deve ter currículo pronto, ideias na cabeça e muita vontade para aprender”,  incentiva o CEO.

Valorização do Currículo

Alguns candidatos que não são efetivados ao final do contrato, não podem esmaecer e achar que é um total fracasso. É preciso que o temporário é algo passageiro e o que deve ser levado em consideração é a habilidade adquirida por uma breve oportunidade. “É preciso reconhecer que aquela atividade, mesmo em período curto, proporcionou inúmeros aprendizados e deve ser a partir dela que outras oportunidades vão surgir”, motivou Barbosa.

Expectativas

Em outubro de 2017, o portal de notícias O Globo anunciou uma estimativa muito otimista para o setor. Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e Terceirização (Fenserhtt), as vagas extras este ano devem aumentar 10% e somar 111 mil no comércio. Além disso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que 27% dos temporários serão efetivados após o período de festas. Nos últimos dois anos, apenas 15% desses trabalhadores conseguiram se manter em seus postos de trabalho ao fim do contrato.

Siga o perfil da Recruitment nas Redes Sociais e fique por dentro das oportunidades de emprego anunciadas no portal.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *